um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



sociedade: Multibanco


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Não há muito tempo as notícias que faziam os jornais um pouco por todo o nosso país davam conta de cartões de Multibanco clonados, através das mais variadas técnicas. Esses cartões eram cartões de acesso às ATM do sistema Multibanco, da SIBS. Esse sistema foi implementado em Portugal em 1985 e foi um dos últimos a ser implementado na Europa, mas também um dos mais avançados na altura.

Multibanco é uma marca registada propriedade da empresa SIBS. O termo é utilizado comumente para designar as caixas automáticas (as máquinas que permitem a realização de operações bancárias em regime de auto-serviço), sendo mesmo utilizados em relação a caixas automáticas de sistema outros que o controlado pela SIBS. Neste contexto, também se utiliza o termo ATM, do inglês Automatic Teller Machine.

Enquanto Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalá-las, o equipamento usado representou o que havia de mais avançado, baseado nas experiências de outros países, muitos dos quais gastam agora imenso dinheiro para substituir e actualizar máquinas obsoletas.

O número de caixas Multibanco mais do que triplicou em Portugal na última década, revela um estudo da Marktest. Desde 1995, triplicou também o valor mensal médio de levantamentos per capita, revelam os dados fornecidos pela SIBS e incluídos na pesquisa «Os Concelhos Portugueses – 1995/2005».

Em Portugal, os multibancos têm tido muito sucesso, o que levou ao aparecimento de novos serviços não bancários, como a venda de bilhetes ou o pagamento de serviços.

Neste momento a Rede Multibanco é uma das mais sofisticadas redes interbancárias do mundo.

in pt.wikipedia.org
mais info em
sibs.pt
en.wikipedia.org

Hoje estas máquinas são peças essenciais no nosso dia-a-dia.


2 Responses to “sociedade: Multibanco”

  1. Anonymous Anónimo 

    Quem é que hoje em dia consegue viver sem essa maquina? ninguém. Boa semana.

  2. Anonymous Anónimo 

    Olá Wellen,td bem? Não sei pq outro dia não consegui comentar no seu blog. Quero agradecer a sua visita no meu blog, volte sempre. Gostei muito do seu blog, e legal saber que em Portugal tb as pessoas sentem saudade dos anos 80. Bjs

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados