um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



cultura pop: cubo de Rubik ou cubo mágico


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




O cubo mágico será, talvez e a par dos LEGOs, o brinquedo mais famoso do mundo.

Erno Rubik, um professor de Arquitectura da Escola de Arte Comercial de budapeste, Hungria, criou um pequeno puzzle como meio de ensinar aos seus alunos os objectos tri-dimensionais. Rubik patenteia o puzzle em 1975 e começa a comercializar licenças de produção. O fabricante americano de brinquedos Ideal Toys vendeu, em 1980, mais de 4.5 milhões de unidades!

O cubo está dividido em três linhas e três colunas, que podem rodar 360 graus. Cada lado do cubo tem uma cor diferente e o objectivo é rodar todas as linhas e colunas de modo a ficar uma só cor de cada lado do cubo. Existem mais de 43,252,003,274,489,856,000 combinações posições possíveis para os cubinhos de cor!

É um puzzle bastante bom para o desenvolvimento do raciocínio, mas para o qual eu nunca tive muita paciência ;) Tenho uma prima minha que fazia destes cubos com bastante facilidade. Tinha record e tudo!




Mais tarde, e por saber que adoro os 80s, recebi de uma pessoa muito especial um cubo de Rubik original, edição especial dos 25 anos do brinquedo :) Está estimadinho... e completo, pois nem sequer tentei jogar. Ele é bonito é assim ;)


11 Responses to “cultura pop: cubo de Rubik ou cubo mágico”

  1. Blogger Ana F. 

    Eu ainda tenho meu...algures lá em casa...

  2. Blogger 605 Forte by CPiteira 

    EU MATEI-ME, ESFOLEI-ME, PEDI ESMOLA, enfim... fiz quase tudo... para ENCONTRAR UM CUBO MÁGICO!!! ...na idade de 24 anos... ou seja, o verão passado. Porquê? porque queria taaaaanto ter novamente um cubo mágico!:) encontei-o num quiosque velhinho ali na praia das maçãs e fiquei tão contente!:):)

  3. Blogger 605 Forte by CPiteira 

    Ps- a história é verdade... excepto a parte do princípio:) era só pra ter mais piada! mas juro q queria um! e tenho-o com o maior orgulho!:)

  4. Blogger XanaA. 

    Cpiteira: LOL Ainda bem que o conseguiste encontrar! :D

  5. Blogger sónia 

    Só consegui completar uma vez... nunca mais o desmanchei e ainda está no meu quarto, na casa dos meus pais! :)

  6. Blogger raul alves 

    Foi um dos brinquedos que mais adorei, mas nunca o consegui completar.

  7. Anonymous Anónimo 

    Antes de mais, parabéns pelo blogue. está excelente. ganhaste mais uma visitante regular :P

    tive um cubo mágico quando era criança, claro! mas também faço parte do grupo de compradores na fase adulta. comprei o meu no toys r us há uns três anos atrás. desde então está em cima da minha secretária ao lado do PC. ainda não o consegui resolver mas consta que aquilo tem uma técnica... começar primeiro pelos cantos. será?

  8. Anonymous Anónimo 

    hola!

    yo moro en Brasil y gostaria de saber donde puedo conprar un cubo Rubik?
    mi mail es hexe_e@hotmail.com
    gracias

  9. Anonymous Anónimo 

    Olá alguém sabe onde posso arranjar um em Portugal? Tenho andado que nem louca à procura de um cubo decente e não encontro... Alguém me poderia ajudar?

  10. Blogger Wellen 

    Olá Deirdree. O meu cubo comprei nas lojas Toys R Us. Foi uma edição especial mas de certeza que ainda encontras cubos mágicos lá, pois sempre que vou a uma loja dessas vejo sempre os cubos :)

  11. Anonymous Anónimo 

    Deirdree

    existe uma loja no shopping Plaza perto da Rua de Santa Catarina no Porto,lá pode ser que encontres.Tem mais duas lojas com esse tipo de jogos no mesmo shopping onde é provavél que encontres isso.

    abc

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados