um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



música: Sigue Sigue Sputnik


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Quem não se lembra das músicas dos anos 80 Love Missile F1-11 ou 21st Century Boy? Estas músicas são dos Sigue Sigue Sputnik, talvez a banda mais controversa e extravagante dos 80s, tanto pelo seu conceito, como pela sua imagem e música que fizeram.

Vieram actuar ao Porto este fim de semana, e achei interessante falar deles aqui no blog dos anos 80, uma vez que foi na nossa década preferia que a banda teve mais sucesso.

Os Sigue Sigue Sputnik foram, provavelmente, a primeira banda a tocar o denominado rock electrónico.

Tocavam músicas estranhas, vestiam roupas excêntricas, chamavam a atenção de todos devido aos extravagantes penteados cor-de-rosa. Razões mais que suficientes para os Sigue Sigue Sputnik darem nas vistas logo que surgiram na cena musical britânica.

A carreira dos Sigue Sigue Sputnik começou na década de 80. Tony James pertencia a uma banda chamada Generation X, que contava também com a presença de Billy Idol. O grupo desfez-se mas James quis continuar na música e formar um projecto fora do normal. Tão fora do normal que teve sérias dificuldades para encontrar quem quisesse partilhar este projecto com ele. Algum tempo depois, consegue despertar o interesse do guitarrista Neal X e, mais tarde, de Martin Degville, proprietário de uma loja de roupas. Juntam-se a este peculiar grupo uma teclista - Yana - e dois bateristas - Cris Cavanaugh e Ray Mayhew.


Em meados da década de 80 a banda estava formada. Mas o engraçado é que alguns dos membros mal sabiam tocar os respectivos instrumentos e, além disso, o grupo nem sequer tinha nome. Começam então os ensaios e o nome acaba por surgir por acaso. Foi inspirado num gang russo que se auto-intitulava Sigue Sigue Sputnik. Tony James achou graça ao nome e decidiu adoptá-lo para a sua banda.

A primeira actuação ao vivo deu-se em 85. Em palco, a peculiaridade dos Sigue Sigue Sputnik era ainda mais evidente. A imagem do grupo e o rock electrónico e psicadélico que tocavam, ainda pouco comum na época, chamaram a atenção de uma editora que os contratou. Love Missile F1-11 foi o primeiro single a ser lançado e foi a chave para o sucesso da banda britânica. A sonoridade era algo de novo e, por isso, não foi de estranhar que o disco de estreia dos Sigue Sigue Sputnik - Flaunt It , editado em 1986, acabasse por ser um sucesso estrondoso.

Dress for Excess , o segundo álbum da banda, surge em 1988. O êxito do primeiro trabalho repete-se e as vendas atingem bons níveis. Mas pouco tempo depois a excentricidade dos Sigue Sigue Sputnik deixa de fazer sentido. O público cansou-se rapidamente e aquilo que inicialmente tinha sido novidade era agora quase que antiquado. A carreira do grupo entra em declínio e pode dizer-se que o ciclo se fecha em 1992 com o lançamento de The Ultimate 12 .

Já durante a década de 90, e completamente arredados dos palcos, os Sigue Sigue Sputnik voltaram a apostar e a render-se às novas tecnologias. Desta vez, não aos sintetizadores mas sim à Internet. Criaram um site oficial e têm conseguido, ao longo dos anos, perpetuar a sua existência e, claro, vender uns discos de remisturas

texto adaptado daqui

Podem consultar mais informação sobre esta excêntrica banda aqui.

Sigue Sigue Sputnik no Queridos Anos 80


1 Responses to “música: Sigue Sigue Sputnik”

  1. Blogger XanaA. 

    As músicas deles são demais... Apesar de muito parecidas entre elas! :D

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados