um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



cultura pop: Pac-Man (1980)


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...









You need the <a href="http://www.macromedia.com/shockwave/download/index.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash" target="_blank">Flash 5</a> plugin to play this game.



Quem nunca jogou O JOGO Pac-Man? E escrevo O JOGO porque este será o jogo mais importante da história dos computadores, já que a partir deste, aquelas máquinas poderiam ser utilizadas para outras tarefas bem mais interessantes... as tarefas lúdicas :)

É impressionante o que um jogo, que aos olhos dos nossos dias é bastante simples, teve tanto impacto numa sociedade de mudança. Ainda hoje é bastante jogado. A prova disto é que também está neste blog!

Pac-man é considerado um clássico da história dos video games. Produzido para o console Atari 2600 no início dos anos 80, tornou-se um dos jogos mais populares do mundo. A mecânica do jogo era simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.



Deixo-vos com uma citação que encontro constantemente um pouco por toda a Internet:

"...It's stupid to say that computer games have bad influence on childern. If Pac-Man had influenced children born in the 80's, today we'd have lots of kids running around in dark rooms eating pills, while listening to monotonous and dull electronic music..."

-Kristian Wilson, Nintendo, Inc. 1989



Mais informações sobre o jogo Pac-Man:
* wikipedia (inglês)
* wikipedia (português)


7 Responses to “cultura pop: Pac-Man (1980)”

  1. Blogger uh99 

    Tenho a impressão que este jogo não devia estar aqui!!! :D é muito viciante!!

  2. Blogger Wellen 

    :: uh99
    pois é! passado mais de quarto de século ainda nos deixa agarrados ao ecrã! ;)

  3. Blogger lucky 

    credo
    q vicio
    ja fui catada pelo chefe :(

  4. Blogger JV 

    Querem conhecer um blogue em tudo igual aos outros blogues? Se sim, visitem este.
    Satisfação garantida, ou o vosso dinheiro de volta.

  5. Anonymous Anónimo 

    Mensagem aos Políticos,

    Senhores Políticos Se defendam...

    Esse desgoverno Lulla veio destruir toda a classe política, além de anarquizar o povo Brasileiro, com o que foi descortinado nos últimos três anos pela sua incompetência, por sua conivência, pelo apoio dado à estruturação dos saques aos cofres públicos, da libertinagem, da implantação da anarquia ética, da inadimplência com a Varig, da dispensa de licitação em obras públicas, de ser o Chamichunga chefe, das promessas não cumpridas, da proteção aos corruptos companheiros, de não ter explicado ao povo toda corrupção de sua chefia, do apoio aos bandos, grupos e quadrilhas; MST, PCC, MLST, FARC, de transformar o Brasil em hotel de terroristas...Como vimos, a sua sede e ganância de assaltar os cofres públicos e se manter no poder, lhe custou a implosão moral dos PeTistas, desmoralizados pela corrupção, cuecagem e a sanguessugagem, o mesmo aconteceu com os outros partidos PTB, PMDB, PL, PP...,Que lhes dão sustentação corruptiva, propineira e apoio nas votações através da comissão, propina e mensalão em que lhe custará também à derrota nas próximas eleições de 2006. Essa é uma realidade e por trás de todas essas maracutaias, fica bem explicito uma tentativa de enganar o povo, fazendo com que o povo ache que os políticos não prestam, ao fortalecer a descrença nos políticos; Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federias, Governadores e Senadores, achava que com a classe política desmoralizada, facilitaria a implantação de sua ditadura civil. Estava redondamente enganado por mera falta de conhecimentos científicos (não freqüentou escolas) e até mesmo do empírico, em achar que o povo seria enganado por ele mais uma vez ( a 1ª vez foi o golpe eleitoral de 2002 - enganou e elegeu-se)..., Caro político faça uma auto análise, assim perceberá que você é uma vítima desse Corruptor, Propineiro, Cuequeiro, Terrorista-via Maranhão e Chamichunga Chefe, sr. Lulla da Silva. Veja que é hora de detonar com a farsa desse maior corruptor (utilizou o dinheiro público) da história Brasileira. Sugiro que não o apóie e peça aos seus eleitores que votem em qualquer outro candidato.
    A minha mensagem baseia-se nos seguintes exemplos: Se há corrupto é porque há corruptor, Se há Deputados sanguessugas é porque há o Hospedeiro Lulla bombeia/alimenta o sanguessuga com o desvio do dinheiro público...É a mesma coisa que o ladrão e o receptador...

    Só porque sou Brasileiro
    Prof. Carlos Pinheiro.

  6. Blogger CPiteira 

    VICIADÍSSIMA!
    completamente!
    mt bom!
    podes bem querer q isto é "O JOGO"!


    obrigada
    1beijo
    n tenho dito mas tenho visto
    beijos aos dois!:)

  7. Anonymous hirosaki 

    esse gajo da nintendo teve uma tiragem visionária em muitos casos ou é impressão minha? o tal comentário:

    "...It's stupid to say that computer games have bad influence on childern. If Pac-Man had influenced children born in the 80's, today we'd have lots of kids running around in dark rooms eating pills, while listening to monotonous and dull electronic music..."

    -Kristian Wilson, Nintendo, Inc. 1989

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados