um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



televisão: Festival da Eurovisão


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




No passado sábado pudemos assistir a mais uma edição do (decadente?) Festival da Eurovisão da Canção, a edição do ano de 2006. Porquê talvez decadente? Porque longe vai o tempo, precisamente nos anos 80, em que o referido festival "parava" Portugal, quase à semelhança do que acontece agora com o futebol. Lembro-me eu criança de esperar com alguma inquetide pela noite de Sábado algures no mês de Maio e assistir às canções dos paises, assistir à nossa representação e depois o melhor momento que era a votação! Lá em casa via tudo! Era um momento quase religioso! E estou certo que em muitos lares também era assim... Bons tempos, como só os 80s nos sabem dar ;) Lembro-me bem da Dora, dos Da Vinci, depois das fantásticas Dulce Pontes e Lúcia Muniz.

Digo que o festival está decadente, pelo menos no que toca à representação portuguesa, que foi desastrosa nesta edição. Também outra coisa não seria de esperar. A qualidade musical das representantes não era a melhor, e a forma como foram escolhidas de entre o leque de opções levantou muita polémica. Sem querer tornar este post numa crítica musical, para mim torna-se difícil separar as coisas (cultura dos 80 / qualidade musical), uma vez que me assumo como uma espécie de crítico amador ;) Mas voltando ao assunto deste post.

A edição deste ano foi não podia ser melhor para comemorar os 20 anos do triunfo da fantástica música da nossa infância J'aime la vie, que toda a gente se lembra, cantada por Sandra Kim representante da Bélgica e vencedora em 1986, dee que eu já falei aqui. Digo que não podia ser melhor pois, à semelhança do que aconteceu à 20 anos atrás, a música que ganhou este ano primou pela diferença, e abanou com os standards do Festival, assim aconteceu quando Sandra Kim ganhou o festival de há 20 anos com apenas 13 (!!) anos de idade, com uma música que nunca mais saiu do ouvido, passados que estão duas décadas. Sobre a música vencedora deste ano podem dar um saltinho aqui.

E, para assinalar os 20 anos da vitória de Sandra Kim com a música J'aime la vie no Festival da Eurovisão podem ver o vídeo a partir deste link. Não precisam de agradecer este doce ;)


4 Responses to “televisão: Festival da Eurovisão”

  1. Blogger Vampirella 

    Mais um sucesso que faz parte da minha colecção de vinil (este na parte vergonhosa da mesma... lol, infelizmente há pior).

  2. Blogger lucky 

    realmente esse festival ja deu o q tinha a dar, e sinceramente se vi um ou dois foi mt.
    outro evento q parava as noites (acho eu q de verão) eram os "jogos sem fronteiras" c o inimitável Claudio Climaco, isso sim eram umas noites como deve ser com a famelga toda no sofa a torcer por Portugal

  3. Blogger XanaA. 

    Também esperava ansiosamente pelo Festival da Eurovisão. Isto há muito tempo atrás, porque agora enfim...

  4. Anonymous Ricardo Ribeiro 

    Já tenho pensado nisto, e já que se fala no assunto... tenho algumas dúvidas que o Festival esteja decadente. Ou pelo menos à escala que nós percebemos. Creio que o que acontece é que na altura era sobrevalorizado, tal e qual como os Jogos Sem Fronteiras. E hoje, reduzido à sua dimensão real, parece mirrado, caduco, patético, quiçá nas dimensões em que há 25 anos era percebido por um holandês ou inglês.

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados