um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



Campenonato do Mundo de Futebol


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...





Já algum tempo que não colocava aqui nenhuma recordação dos anos 80. Nem sempre o tempo dá para tudo o que desejamos. É um bem muito precioso. Lá arranjei um tempinho para voltar a matar saudades.

Certamente sabem que hoje começa o Campeonato do Mundo de Futebol de 2006, em que a Alemanha é o país anfitrião. Eu gosto de Mundiais. E dos Europeus. É o único futebol onde eu consigo vibrar alguma coisa. O campeonato português parece um cruzamento entre as novelas da TVI com as novelas mexicanas dobradas para brasileiro. Não há pachorra!

A primeira vez que me lembro de haver um campeonato deste género foi em 1986, com o célebre México 86. Parece que estou a ouvir a música do campeonato de há 20 anos atrás. Alguém se lembra ou tem a música?
Portugal esteve na fase final mas não passou do grupo, e o campeonato foi ganho pela Argentina de Maradona, numa final partilhada pela (na altura) Alemanha Ocidental.

Na década de 80 houve outro campeonato do mundo, o de 1982, aqui ao lado em Espanha, com a final entre a Itália e também a Alemanha Ocidental. Quem ganhou foi a Itália. Mas deste não me lembro de nada.

Lembro-me de, por alturas do México 86, andar lá por casa um almanaque do meu irmão que eu via e revia. Adorava aquilo. As equipas, a história, os estádios. Tudo num livro! Fantástico. Ah, quero arranjar um almanaque do Alemanha 2006. Alguém sabe de um porreiro? O que eu achava piada, se lhe posso chamar assim, era às camisolas da ex URSS. Eram brancas e tinham a vermelho CCCP. Até hoje gosto do efeito das letras CCCP. Até hoje quero ter uma camisola a dizer CCCP (elas vende-se onde?)

Adenda.:

o nosso amigo Duarte enviou-me uma imagem fantástica do Mundial México 86. Ora aí está! :)


7 Responses to “Campenonato do Mundo de Futebol”

  1. Blogger XanaA. 

    'Tá quase a começar o de 2006. Vou agora tentar ver alguma coisa do jogo. Nem sei que equipas são... Vou espreitar! :D

    Mundiais mais antigos... Lembro-me de um qualquer na França, mas acho que na altura não ligava muito ao fenómeno.

  2. Anonymous Anónimo 

    Não, não me lembro, e muito menos tenho a música do Mundial do México.

    Esses almanaques fazem parte das minhas memórias de juventude, fazem sim senhora. Não os dos Mundiais, mas os dos Jogos Olímpicos. Sobretudo um, não me consigo recordar o ano exacto... mas... eu teria entre 11 a 14 anos... ora portanto... ou os de 1976 em Montreal, ou os de 1980, em Moscovo. Ou os dois. O fascínio que esses almanaques exerciciam sobre mim era exactamente o mesmo descrito pelo autor deste blog. Já agora, ò autor, almanaques do Mundial há uns 4 ou 5, basicamente sob forma de revista agigantada. Ainda ontem à noite os vi, todos reunidos, para fácil comparação, numa loja de revistas.

    Quanto a camisolas CCCP, vi-as há coisa de um par de anos, numa loja online dedicada ao nostalgismo comuinista de Leste. O preço era acessível, mas mais não me lembro.

  3. Blogger uh99 

    De todos os mundiais desde que nasci, o único de q me lembro é o de 86!!! Nem sei pq!! Mas aquela música era inesquecivel!!! mexico 86, mexico 86 laralala... Não sei a letra!!! :D

  4. Blogger Lord of Erewhon 

    Fónix! já não posso ouvir falar em futebol!!:/

  5. Anonymous Anónimo 

    lembro me do mundial de 86. as caras do jogadores de portugal vinham no verso das caricas das garrafas de coca-cola e a mascote era um cacto com um sombrero. ate tive um bonequinho da mascote mas infelizmente perdio :(

  6. Anonymous Anónimo 

    Este mundial, ficou-me marcado porque foi no dia do primeiro jogo de Portugal,que o meu pai comprou o primeiro video que tivemos, um velhinho VHS, na altura era uma grande máquina em comparação com os videos para as cassetes Beta.
    Gravamos os jogos quase todos, e eu ainda tenho a cassete da final Alemanha - Argentina com o fantastico Maradona...lindo!

  7. Anonymous Anónimo 

    Eu ainda me lembro do mundial em Espanha, por incrivel que pareça tinha 6 anos...alguém se lembra do "Naranjito"? Era a mascote do mundial de Espanha, ia ver o jogos para casa da minha avó...as bandeiras das seleções saiam nas "caricas", acho que do Sumol...ainda brinquei muito com essas caricas...Bons velhos tempos, qualquer dia ter um carica é uma raridade...

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados