um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



cultura pop(?): RFM Oceano Pacífico


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Toda a gente conhece este programa de rádio na RFM - Oceano Pacífico. Será, talvez, o melhor programa de rádio em Portugal. Talvez. Começou na Rádio Renascença em 1984, e transitou para a RFM. Apresentado por João Chaves, o Oceano Pacífico já leva mais de vinte anos de emissões! É um marco na rádio, de agora e dos anos 80!

Oceano Pacífico

Gosta de música boa música calma? Gosta de estudar, namorar, conversar ou jantar ao som de boa música? Então, de Domingo a 6ª feira, entre as 22 e as 2 da manhã não dever perder, na RFM, o “Oceano Pacífico”.

Há já mais de 20 anos que João Chaves o acompanha todas as noites, na RFM, com o seu "Oceano Pacífico".

Nos anos 80 ainda no FM da Renascença, este programa veio mudar definitivamente as noites da rádio em Portugal. O “Oceano Pacífico” tornou-se no mais popular programa da noite da rádio portuguesa e num dos mais copiados pelas rádios locais de todo o país.

Inicialmente apresentado por Marcos André, que ainda de vez em quando mata saudades, foi, pouco depois, com João Chaves já na RFM que o “Oceano Pacífico” foi ganhando fama e cada vez mais ouvintes.

Hoje a voz de João Chaves e a música do “Oceano Pacífico” são sinónimo de Noites da RFM.

Entretanto, para quem gosta de música calma... a qualquer hora do dia, ao longo dos anos, João Chaves tem também editado em disco, primeiro em vinil e depois em CD algumas das grandes músicas do “Oceano”.

Em 2000, o CD “Oceano Pacífico” foi “Disco de Platina” por vendas superiores a 60 mil exemplares tonando-se no “disco de rádio” mais vendido de sempre e em Outubro de 2002, o "Oceano" regressou em forma de disco e repetiu a proeza com mais um disco de platina. “Oceano Pacífico II” foi lançado na festa dos 18 anos do programa, no Stones, em Lisboa com a RFM em peso e muitos amigos famosos que fizeram questão de dar os parabéns ao João Chaves.

Em finais de 2003, João Chaves regressou com mais um disco de grandes músicas calmas " Oceano Pacífico III " que em poucos dias atingiu o disco de Ouro.

Em 2005, ano em que o Oceano atingiu a maioridade João Chaves lançou mais um disco e atingiu de novo a platina.
in RFM


«Oceano Pacífico»: Iniciou-se em Outubro de 1984 com a presentação de Marcos André (2ª a 6ª, 22:00/00:00). Em Dezembro desse ano o programa é entregue à apresentação de João Chaves. O que ainda acontece. O sucesso do formato de programa de autor com baladas/slows, juntamente com um tom de voz meio sussurrante, foi largamente copiado um pouco por todas as rádios locais (…e outras menos locais). De duas horas, passou a três e destas para as actuais quatro (22:00/02:00). É o programa mais antigo da RFM. Até há dias (agora há um programa de música de dança, «RFM Clubbing», ao sábado entre as 21 e as 2h da manhã) era, há já muito tempo, o único programa dito de autor na RFM. Mas será que actualmente se pode designar o «Oceano Pacífico» como sendo um programa de autor? Em minha opinião, claramente que não. Porque se durante os anos 80 e grande parte dos 90 o apresentador João Chaves escolhia a música a seu belo prazer, hoje em dia está sujeito aos estudos/testes de audição, no que resulta numa autêntica playlist de baladas/slows que escapa à sua escolha pessoal. Ora, se o autor de rádio não tem o pleno domínio da sua emissão, se não é detentor da primeira e última palavra, se não tem total autonomia editorial, então não é um programa de autor. Mais: já ouvi temas da playlist da RFM (os mais baladeiros) a encontrarem igual passagem em pleno «Oceano Pacífico»…
Um verdadeiro programa de autor tem como princípio basilar fazer a evidente destrinça entre ele e o resto da programação, principalmente do resto da programação da estação em que se insere. Mesmo sendo uma triste sombra do que já foi, o «Oceano Pacífico» tem há muito o seu lugar na história da rádio portuguesa. E continua a ser plagiado por aí, até mesmo por estações que seriam – à partida – insuspeitas de o fazerem.
in Rádio Crítica

Eu tenho muito boas recordações de ouvir, à noitinha, a RFM e o programa Oceano Pacífico. à noite, quando ia dormir, o meu irmão, mais velho, punha-se a ouvir aquele fantástico programa. E eu tinha que gramar. No início não achava muita piada, porque o que eu queria era dormir, mas fui-me deixando seduzir pelo programa. Adorava, e adoro, o genérico! A voz de rádio de João Chaves e as músicas calmas eram uma boa companhia para a noite de sono :) Cresci a ouvir o Oceano Pacífico. É um programa de rádio do qual guardo boas memórias :) Lembram-se de ouvir o Oceano Pacífico nos anos 80!

Etiquetas: ,


10 Responses to “cultura pop(?): RFM Oceano Pacífico”

  1. Blogger Jose Grilo 

    qual o nome do generico (musica inicial) do oceano pacifico???agradecia que me enviassem o nome do artista e nome da musica para gicmds@gmail.com se possivel se alguem a tivesse agradecia que ma enviasse , estou farto de tentar descobrir e nao consigo , abraço e continuem a ouvir o oceano pacifico

  2. Anonymous Anónimo 

    Tambem gostava de saber qual o nome do genérico. Já vi várias pessoas a peguntar o nome mas ninguem parece saber.

  3. Anonymous Anónimo 

    Pelo que descobri nas internets, a musica chama-se Love Theme, e é de Ernie Watts.

  4. Anonymous Anónimo 

    Chama-se Love theme e é do Vangelis para o filme blade runer.

  5. Anonymous Anónimo 

    Gerry Rafferty - Baker Street

  6. Blogger Cristina Tomé 

    A canção original é de facto do Vangelis, mas não é "Love Theme" do Blade Runner, mas sim "Atlantis" da banda sonora do filme Chariots of Fire.

  7. Anonymous JR 

    Ernie Watts - Abraham's Theme
    http://www.youtube.com/watch?v=yYYEpp1f_Ho

  8. Blogger Wellen 

    finalmente! obrigado JR... é mesmo esse o tema! mais uma peça do puzzle da minha vida que se encontra!

  9. Blogger Unknown 

    Não encontro uma musica que dava a noite no ano 2002 que era romântica só me lembra de uma parte da musica"a chuva cai la fora " .alguém sabe dessa musica?

  10. Blogger Unknown 

    Gostava imenso de saber uma balada que tinha um grande som não sei quem cantava nem o nome da musmús!!! Era estrang e tinha como algumas palavras tipo, bloode, you goo waias!!! Fica difidif eu sei...mas era uma tão linda que nunca a esqueci... O cantor tinha uma voz rouca.... Obrigada... Se alguém chegar lá diga, por favor

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados