um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



Estudante nos anos 80


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Às vezes encontro na net "nacional" textos e/ou posts sobre os 80:ies aos quais não consigo ficar indiferente :) Estudante nos anos 80 é um texto de Jacky, do blog worpress Amorizade :), que fala da sua vida durante a Década :)

Estudante nos anos 80

Estudei do 7º ao 12º nos anos 80, numa escola secundária do Porto. Ficava longe de casa porque a escola perto estava sobrelotada. Todos os dias, andava 15 a 30 mn de autocarro e ainda andava a pé uns 5 mn. Nunca me foram levar ou buscar de carro à escola. Tive sempre aulas de tarde, enquadrada em turmas de meninos menos bons (talvez socialmente), e obviamente, ficámos sempre com os professores menos influentes na escolha dos horários ou com professores estagiários. Éramos raparigas na maioria por ser uma escola dirigida antigamente a meninas. Em geral, tive óptimos professores, exceptuando um ou outro que tinha ido para o ensino como segunda escolha.

Andava sempre carregada de livros às costas porque não tínhamos sempre sala fixa e as mochilas não tinham rodinhas. Passavam-se horas na reprografia da escola (minicubículo com uma fotocopiadora trabalhadora) para se tirar umas míseras cópias, porque a máquina não era industrial, nem separava as coisas por vários molhos, nem agrafava nem chamava os alunos e os professores pelo nome. Para se tirar apontamentos, ia-se para a biblioteca que tinha os livros fechados em armários (com grades e a chaves) e tinha de se contar com o bom ou o mau humor da funcionária para nos abrir um dos livros do seu esconderijo. Não havia sofás para se estar sentado a ouvir música com auscultadores pois nem isso havia na biblioteca. Quanto a computadores, hein? Que é isso?

Como a comida na cantina, era intragável, nos dias em que precisava de ficar na escola a almoçar, comíamos qualquer coisa no bufete. Uma de nós, encarregava-se de comprar a Maria para ser lida durante esse período de tempo e nos rirmos um bocado. Na altura, não havia Mac Donalds nem Burger King nem Pizza Hut. Os gordos faziam-se à custa de enfardar pães com manteiga ou pães com açúcar. Os mais afortunados compravam pastéis no intervalo grande de 15mn. Obesidade era uma palavra que ainda não se usava.

Vestíamos roupas de todas as cores e misturavam-se padrões com outros padrões. O resultado dava algo pior que uma árvore de Natal mal decorada. Usavam-se os cabelos volumosos para os lados. As senhoras faziam permanente para ripar o cabelo para cima. Os jovens usavam gel no cabelo com purpurinas (que se chamavam simplesmente brilhantes) que ficava todo pastoso. Os brilhantes iam-se descolando e ficava-se com a cara cheia deles caídos tipo semáforo escangalhado.

Nas aulas, aprendia-se embora também houvesse indisciplina. Os alunos que extrapolassem simplesmente eram chumbados à base de faltas a vermelho e acabavam por desamparar a loja. Nas línguas estrangeiras, os professores só falavam na mesma língua e era proibido traduzir as palavras em Português, o que fazia com que, em certas aulas, ninguém percebesse um boi. Os dicionários eram proibidos. No 10º e no 11º, tive Alemão e como não pescava nada dos textos, fiz batota e tinha no estojo dois dicionários de Português/Alemão e Alemão/Português tamanho lilliput (que ainda guardo) e que jeito me fizeram! Nessas mesmas aulas, como a professora era estagiária, só falava em alemão para as alunas do Goethe e nós, os restantes socialmente desfavorecidos que não tinham massa para frequentar esses coisos, ficávamos a jogar batalha naval nas aulas ou a passar papéis uns aos outros até que as outras nos dissessem o que era para fazer nas aulas.

No início dos anos 80, houve um boom do rock português e cantava-se músicas malucas como Chico fininho e Ela controla dos Rock & Varius. Ao mesmo tempo, era-se obrigado a comer as rádios nacionais e também se cantarolava os útimos êxitos do Marco Paulo e das Doce, embora não ficasse bem dizer-se que se gostava. Dentro do chunga, adorei na altura cantarolar o Passear contigo dos Broa de mel (ó meu deus, hoje até choro de rir com a má qualidade daquilo) ou o Anel de noivado dos Trio Odemira, que ainda hoje me apetece cantar em casamentos. Ouvia-se o TNT na rádio comercial apresentado pelo Rui Pego e grupos que usavam cabelos às cores como os Kajagoogoo. Dançava-se ao som dos Communards, Banarama e dos Erasure numa altura em que já havia rádios em FM. As adolescentes babavam-se em cima dos Duran Duran e dos Spandau Ballet. Sim, sim, anda cá rapaz tocar-me sexofone, quer dizer, saxofone…

Aos Domingos, vestia uma roupa especial e ia com os meus amigos ao cinema. Não havia shoppings e por isso corríamos a baixa à procura de bilhetes em grandes salas como no cinema Batalha onde vi o Ghostbusters com toda a gente a dar ao pé, quando passava a banda sonora, no Olympia, no Passos Manuel e até no São João onde as cadeiras eram duras como cornos. Não havia metro nem os autocarros tinham ar condicionado. Ou estava um calor do caraças lá dentro, misturado com suor e às vezes com hálito a vinhaça, ou estava um frio de rachar porque as janelas iam abertas.

As salas de aula não tinham aquecimento e as carteiras eram umas velhas secretárias ainda com o buraco para o tinteiro. Várias turmas tinham educação física ao mesmo tempo e se fosse a nossa vez de ficarmos nos campos exteriores, tínhamos de dar a aula à chuva. Quanto a tomar banho, só para os mais corajosos que toleravam água fria. Nem todos tinham dinheiro para sapatilhas e a malta emprestava as sapatilhas uns aos outros para não se ter falta de material.

Foram uns anos que gosto de recordar com alguma saudade porque, embora tivesse sido uma adolescente bastante revoltada e problemática, fui feliz e fiz grandes amizades que ainda hoje perduram. Se me esqueci de alguma coisa, é favor completar…

in Amorizade

:)


1 Responses to “Estudante nos anos 80”

  1. Blogger jacky 

    Obrigada pela referência. Sou uma saudosista como tu :))

    Beijinhos

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados