um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



animação: algumas séries de desenhos animados


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Pegando na sugestão da sonia, seguem algumas palavras sobre umas séries de desenhos animados que nos deixam a suspirar ;)

Heidi



É uma história adaptada de um livro de uma escritora suíça e tornou-se uma das séries mais famosas de sempre da RTP. Conta a história de uma menina órfã chamada Heidi que mora com o avô nos Alpes suíços. Tem um amigo chamado Pedro, um pastor, e vivem felizes na montanha. A seguir ajudam uma amiga, Clara, que anda em cadeira de rodas, a melhorar.
Estreou em Portugal em 1976.

Lembro-me bastante bem desta série ;) Lembro-me de a ver cheio de atenção e de ficar preocupado pela amiga Clara ;)


Calimero



Calimero é um pintainho preto que usa uma casca de ovo como chapéu e está quase sempre infeliz porque as coisas nunca lhe parecem correr bem.

Desta animação tenho também boas memórias ;) Estava sempre a lamuriar-se... Será que foi uma influência? ;)


Abelha Maia



Esta animação conta as aventuras da Abelha Maia e dos seus amigos insectos que vivem num mundo muito mais pequeno do que o nosso. Todos os que têm mais de 25 anos se lembram de Vili (Willi) e do gafanhoto Flip... Estreou em Portugal em 1978.

Este será, talvez, a maior animação dos 80s. Até num jantar ontem, de trabalho, em karaoke, muitos cantaram o tema da animação ;) De filhos dos 80s, o que se poderia esperar? ;)


Marco



Por incrível que pareça, as aventuras de Marco fizeram chorar centenas de crianças do princípio ao fim de cada episódio! Este menino e o seu macaquinho atravessaram o mundo à procura da mãe de Marco que emigrou para a Argentina. Estreou em Portugal em 1977.

:| Aqui já começo a falhar... Marco? Quem é esse? Não tenho qualquer recordação destes desenhos animados? Será que alguém me pode avivar a memória? Quando deu isto na RTP? Não me lembro mesmo!


Candy Candy



Candy Candy era uma jovem órfã que deixa o orfanato para trabalhar numa casa de pessoas ricas. Aí começa a viver uma série de aventuras, amores, fugas e tragédias. Tinha tantas aventuras estranhas que, a determinada altura, a RTP decidiu que era melhor deixar de exibir a série... Estreou em Portugal em 1983.

Para compensar a minha lacuna de Marco, desta série lembro-me bem. Tenho poucas memórias, mas são muito fortes! E sou a prova viva de que a série tinha aventuras estranhas. Até hoje guardo vivamente na memória uma passagem de um episódio que me marcou para sempre! Desde que os desenhos animados acabaram na RTP que tenho passado todos os anos a recordar-me e à "procura" dessa animação. Marcou-me de tal maneira a cena do episódio que, ainda hoje, me causa alguma confusão o porquê de me lembrar tão bem... passados mais de 2o anos! Só para terem uma ideia, sempre que vejo a marca de máquinas de lavar Candy, lembro-me da menina dos desenhos animados ;)


Jacky, o Urso de Tallac



A estrela é um ursinho, Jacky, que vive nas montanhas da Serra Nevada, na Califórnia. Depois de a sua mãe ser morta, é adoptado por um indiozinho que se torna seu amigo. Estreou em Portugal em 1979.

Pelas imagens sou capaz de chegar lá, mas não me diz grande coisa.


Conan, o Rapaz do Futuro



Conta a história de um rapaz que vive num mundo futuro que é completamente diferente do nosso. Conan tem capacidades físicas surpreendentes e luta contra os soldados de um império maldoso para libertar a amiga Lara. Na altura era considerado muito violento para as crianças.
Estreou em Portugal em 1983.

... Aqui quase que fico frustrado... Conan a mim lembra-me o Arnold Schwarzenegger, que também teve muito sucesso nos 80s... Agora os desenhos animados não me lembro grande coisa... E "pior" é que ouço muita gente a falar do Conan o Rapaz do Futuro com muita saudade. A mim deve ter passado um bocado ao lado ;)


Bana e Flapi



Conta a história de um esquilo (Bana) que é criado por uma gata. Quando ele cresce, a gata começa a ensinar-lhe a regressar à vida no meio da Natureza. É então que conhece os amigos da floresta e a sua apaixonada (Flapi). Estreou em Portugal em 1980.

Ahhh, esta sim ;) Se é a série que eu penso que é, ADOREI! Era das minhas preferidas ;) Isto não está à venda em DVD por aí??


Ana dos Cabelos Ruivos



Esta menina ruiva estava constantemente a meter-se em sarilhos. Ou por não gostar da cor do seu cabelo, ou por não pensar nas consequências do que fazia, ou até mesmo sem querer.
Não foi das séries anime mais famosas que passaram pelo nosso país, mas era bastante divertida.
Estreou em Portugal em 1987.

Esta também me lembro com alguma dificuldade, mas daquilo que recordo gostei bastante ;)


As Aventuras de Tom Sawyer



Foi considerado uma das melhores adaptações de sempre do clássico livro de Mark Twain.
Conta as arrojadas aventuras de Tom Sawyer e do seu amigo Huckleberry Finn nas margens do rio Mississipi. Estreou em Portugal em 1982.

Palavras para quê?! Estes foram "só" os melhores desenhos animados de sempre dos 80s! Só de pensar nas aventuras do Tom Sawyer e no Huckleberry Finn, dá para sorrir e ficar bem disposto. Esta série é maravilhosa ;) A minha preferida ;)


D'Artacão e os Três Moscãoteiros



Ainda hoje é uma das séries mais conhecidas da Europa. É uma adaptação da história de D'Artagnan (herói do livro de Alexandre Dumas, "Os Três Mosqueteiros") em que os heróis são cães de várias raças. Estreou em Portugal em 1983.

Outra grande série. Ainda hoje toda a gente fala dela! Quem o diga o Fernando Alvim, que passa o genérico nas suas sessões de DJ!! Eu também já cheguei a ter a música como toque no meu telemóvel! Era o máximo! ;)


A família Robinson



A clássica história de Daniel Defoë é adaptada para animação, deixando nesta geração já uma enorme vontade de participar no concurso "Survivor". Conta a história de Flora e da sua família, que naufragam e se vêem presos numa ilha deserta à qual acabam por chamar "casa". Estreou em Portugal em 1988.

Não 'tou a "ver", mas a Flora já me traz qualquer coisa à memória! Ajudem-me a recordar ;) Quando é que isto deu?


As Misteriosas Cidades de Ouro



Já falei aqui desta fantástica série de animação. No fim de cada episódio tinha um pequeno documentário sobre as grandes culturas sul-americanas. Conta a grande aventura de Esteban no Novo Mundo, ou seja, na América Central e do Sul, em busca das lendárias cidades de ouro dos incas (Peru). Estreou em Portugal em 1985.

Ficou para sempre no nosso imaginário as grandes cidades, o condor e o navio mágico... Isto vende-se onde?


Os Três Mosqueteiros



Mais uma vez uma adaptação do clássico de Alexandre Dumas. Nesta série há um segredo em volta de Aramis. Mais para o fim descobre-se que ele afinal é uma mulher. Estreou em Portugal em 1988.

O que eu me lembro destes desenhos animados! ;) Mesmo assim preferia a versão dos rafeiritos ;)


Peço apenas a vossa atenção para o facto de, alguma destas séries terem como base temas depressivos... São belas pelo desenho e animação, mas andam sempre à volta do sentimento de perda... Nesta pequena lista, vejam a quantidade de personagens órfãs! Já nesta altura tínhamos de nos debater com sentimentos fortes nos bonecos... Estavam lá implícitos. Nos dias de hoje não mudou muito. As animações são muito mais explícitas (ele é só porrada!) e, na minha opinião, pouco se aproveita. A minha filha, de 2 anos, anda a ver no Noddy, e delira ;) Eu acho uma animação simples, bem feita, resulta e é até pedagógica! No nosso tempo também havia estas animações, mas eram algo fortes... Deixo o tema para debate ;)

~Wellen

baseado em http://junior.te.pt/chihiro/chihiro_series.html


73 Responses to “animação: algumas séries de desenhos animados”

  1. Blogger sónia 

    E o Ferdy?????? :)

  2. Blogger Wellen 

    que Fredy? :|

  3. Blogger XanaA. 

    Era o Ferdy - A Formiga, com a sua amada Gwendolin, uns desenhos animados em alemão. Adorava!
    (ver http://www.wunschliste.de/links.pl?p=1&s=3074 -» está em alemão)

    miminhos
    de pano

    flor de leite

  4. Blogger sónia 

    Esses mesmo! :)

  5. Blogger ddm 

    Acabei de fazer uma viagem à minha infâcia e anos 80!

    Adorei!

  6. Anonymous Anónimo 

    De todas estas séries a k eu mais gostava era a "Ana dos Cabelos Ruivos"... E do "Dartacão" tb... Mas as maiores saudades são do meu ZX Spectrum! K espectáculo de computador, muito à frente para a época. E com jogos mais viciantes do k muitos k existem hoje para PC e Playstation. Maldita hora k o vendi. Agora tenho saudades ;)

  7. Blogger XanaA. 

    Partilho com a Inês A. tudo o que ela escreveu! :))

  8. Anonymous Anónimo 

    Então e o Wickie?

  9. Blogger Wellen 

    O Vickie - o Viking só me lembro nos 90s...

  10. Anonymous Anónimo 

    Recentemente arranjei todos os episodios do tom sawyer, alguem sabe onde poderei arranjar algumas dstas outras series?

  11. Blogger Wellen 

    :: anonymous :|
    e onde é que tu arranjaste os episódios do Tom Sawyer? ;)

  12. Anonymous Anónimo 

    é so ir ao emule(programa de p2p de partilha de ficheiros, para kem poxa desconhecer) e sakar. ja agora.. para kem se lembrar, tb cnsgui arranjar la alguns do bocas:)

  13. Anonymous Anónimo 

    O Tom Sawyer já tá à venda em DVD pela New Age (http://www.newage.pt), mas não é com a dobragem original que conhecemos! :( até dói na alma ver aquilo!
    Quanto ao D'Artagnan, também está para ser lançado em DVD em breve (já foi lançado em DVD em França, http://souslesigne.free.fr), mas espero que não venha com outra dobragem, porque aquela era EXCELENTE!...

  14. Anonymous Anónimo 

    Ola marisa!
    Como sabes q o D'Artagnan vai sair em DVD em brev? Concordo ctg: adoro aqela dobragem.
    Tb sou 1fan desmedido dessa serie... Num dos meus carnavais de infancia, qeria tanto mascarar-m d D'Artagnan q os meus pais levaram um episodio gravado à costureira para ela m fazer 1fato igual! Lol...
    Responde assim q puders. Beijo.

  15. Anonymous Anónimo 

    Olá, só para os saudosistas da Candy Candy, deem um pulito ao meu blog. Meti lá alguns episodios online. Consegui a série de 115 episódios! :))))
    beijokas

  16. Blogger Wellen 

    :: sil
    lembro-me também dessa série, que é mais uma das várias que passaram nos anos 80. E mais uma de uma criança ou sem mãe (ou seja orfã) ou à procura dela. Era uma fórmula bastante explorada naquela altura, assim como agora os bonecos com poderes especiais e tal...

  17. Anonymous Anónimo 

    So falta duas series fantasticas
    Era uma Vez o Espaço e Era uma vez a Vida....muito educacional uma a outra cheia de aventuras....

  18. Anonymous Anónimo 

    Adorei o blog... que saudades destes desenhos animados... Adoro o d'artagnan e os ursinhos carinhosos... mas ainda falta aqui mencionar o "Puchi" os esquilinhos que viviam na floresta, essa série também estava divinal!

    Quem souber onde posso encontrar qualquer uma destas series em DVD por favor diga-me!Obrigado**

  19. Blogger Jorge Guimarães Silva 

    Chego tarde, mas já sabem o que se diz: «mais vale tarde que nunca»!
    Mas indo ao que interessa, Lembro-me perfeitamente destas séries. A primeira foi o Vickie (não está no texto, mas alguns comentários referem-no, depois a maia, seguiu-se a Heidi e depois, se não estou em erro, foi o Marco, e por aí fora...
    Claro que comprei para a minha filha que tem 5 anos a Heidi e o Marco (o DVD traz um episódio de cada) e a Maia ( dois episódios em cada DVD. obviamente ela tem a companhia da mãe e, às vezes, do pai para ver esta séries que marcaram a juventude dos 80s.

  20. Blogger Duarte 

    eeeeeeeee!!!!
    Brutal!
    Os primeiros desenhos animados de que me lembro de ver é a Abelha Maia!!!
    O Mangerico e o guarda Serôdio (que tinha um galinheiro no parque) não eram desenhos animados mas sim bonecos animados, não me recordo do nome mas acho que era a arvore dos espatafurdios ou algo assim... Ou estou a confundir com outros bonecos?...

  21. Blogger Duarte 

    Não resisto a outro comentário, mas este por não gostar da coisa, eu detestava o lápis mágico!!! Dava no programa do Vasco Granja com os desenhos animados "da cortina de ferro" como me diziam cá em casa. Só papava os programas do VG à espera que ele passasse o tom e jerry...

  22. Blogger Duarte 

    "Os amigos de Gaspar" e não a "A árvore dos espatafurdios" como eu disse À pouco... Nesse tempo não tinhamos internet para isto....

  23. Blogger Wellen 

    :: duarte

    lol, realmente a net dá imenso jeito :)
    eu não gostava desses bonecos... não lhes achava piada nenhuma... como "se não podes com eles junta-te a eles" (já que aquilo dava a toda a hora e durante muito tempo) para o fim lá comecei a achar alguma piada ao Guarda Serôdio (olha que eu não me lembrava no nome!) e o a-sóia-tóia, ou lá o que era aquilo ;)

  24. Anonymous Anónimo 

    Então e a Bia, a pequena Feiticeira?

  25. Anonymous Anónimo 

    Bons tempos... :)

  26. Blogger CC 

    Olá!

    Também eu sou fã dessas séries de desenhos animados! =) Séries como "Os Três Mosqueteiros", a "Ana dos Cabelos Ruivos" (as minhas duas séries preferidas), "A Família Robinson", o "Tom Sawyer", o "Panda Tao-Tao", etc..
    Queria dizer aqui que eu e uma amiga criámos um blog sobre desenhos animados antigos onde queremos dar a oportunidade a quem gosta de rever os que eu gravei na altura. Também queremos descobrir quem tenha outras séries antigas para as passarmos para dvd também. Falamos imenso das séries lá e depois temos esse projecto de dar oportunidade a quem queira de ver/rever essas séries. Temos a série "Os Três Mosqueteiros" já passada para dvd das cassetes que gravei na altura (só faltam cerca de 8 episódios) e estamos já a passar outras séries como a "Ana dos Cabelos Ruivos" e "A Família Robinson". E queremos passar muitas mais (como o "Panda TaoTao", as "Fábulas da Floresta Verde", a "Joaninha", as "Mulherzinhas", etc)! Fazemos cópias dos dvds (grátis, claro, o nosso objectivo não é fazer negócio) para quem quiser. Vão ao nosso blog que lá explicamos tudo! O nosso blog é em http://animaniantiga.blogspot.com/

    Até à vista! =)

  27. Anonymous Anónimo 

    adoro os tres mosketeiros tinha as cassetes com tds os episodios.. mas agr so 1 e k funciona:( mas akeles eskilos n se xaman bana e flapi no meu tempo era puchi e Gi ..lol j devo tar desactualizado...

  28. Blogger mim 

    estive a dar uma vista de olhos pela net por causa dos desenhos animados antigos e vim aqui parar!!! é fantástico rever as séries que nos marcam... mesmo tantos anos depois!!! gostei

  29. Anonymous Anónimo 

    e o Nils Holgersson, o rapaz que foi encolhido por um duende e depois começou uma viagem com os patos bravos. Esta série também era muito porreira, tenho pena é que não consigo arranjar a versão em portugues...

  30. Blogger CC 

    POR FAVOR ASSINEM no site seguinte a PETIÇÃO para que as editoras de dvd's editem duas das séries que mais saudades deixaram: http://www.petitiononline.com/anime80/

    Vão a este site que está lá a petição e assinem-na, por favor! Não leva mais de um minuto a assinar e pode fazer toda a diferença! :)

  31. Blogger CC 

    Queria só pedir que quando forem a http://www.petitiononline.com/anime80/ , assinem com o vosso nome completo ou, pelo menos, com o vosso primeiro nome e apelido, porque é assim que se tem de fazer nas petições e tenho verificado que algumas pessoas não o têm feito. Daí que agora que deixei aqui este apelo para que assinem tenha achado melhor relembrar que, como é para uma petição, tem de ser o vosso nome completo ou pelo menos 1º nome e apelido.

    Muito obrigada desde já! :)

  32. Anonymous Anónimo 

    Boas para todos, e a primeira vez que aqui venho e estou deslumbrado, boas memorias me foram trazidas. Agora que ro adicionar uma serie muito curtida que tenho a certesa que vao gostar de se lembar, e se alguem souber como posso arrumar os dvds ou mesmo em vhs por favor me informe (felix13pd@hotmail.com). Refiro-me a Willie Fog "A volta ao mundo em 80 dias" lembram-se?

  33. Anonymous Anónimo 

    Também adoro recordar os desenhos animados da geraçao de 80 :)

    Queria ver se alguem me diz o nome de alguns desenhos animados que vi e não sei o nome:

    -eram uns bonecos em miniatura e faziam escavações dentro das parede de uma casa...acho... e qd saiam pelo boraquinho da parede tinham um cão grande e + um velhote...eles tinham que arranjar sempre planos para escaparem do cao

    - tb nao me recordo do nome de uns bonecos que parecia uma peça de teatro... e um dos episodios um boneco que era feito de lata foi a lua de foguetão e desapareceu para sempre...

    -para finalizar...eram uns anoes de um bosque onde tinham as suas casinhas espaladas pelo monte...(não era as aventuras de David o gnomo)

    Bem tb queria dizer que Tom Sawyer foi sem duvida os melhores desenhos animados de sempre...estão lá todas as aventuras e asneiras que se faziam antigamente...Sé aquela parte da gruta qd o Tom está perdido e vê o indio Joe...até tremi todo ;) ... E o gato do Tom a miar hehe demais...o Huckleberry Finn a mijar da cabana de cima da arvore ca para baixo qd acordava logo de manha hehe...velhos tempos.

    Outra serie que ainda nao foi falada : Os Smurfs (em Portugal, estrunfes);Tartaruga Touche; pepe legal (Cabomgue); pedra dos sonhos (que para mim tinha a musica do generico mais bonitas de todos os desenhos animados... );The World of David the Gnome theme

    Uma série que detestava,Charlie Brown ....q seca...so via de vez em quando pq esperava pelo Bocas.hehe

  34. Blogger PGA 

    Divirtam-se!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=rd-dL2G4Lcw

  35. Blogger PGA 

    Alguem se lembra do TAU TAU!!!

    Pago a quem me conseguir arranjar episódios!!!

    Eu adorava aqueles desenhos.

    Lembram-se dos Amigos da Floresta?
    A música era a mesma do PSD!!!
    É só RIR!!!!

    pga@claranet.pt

  36. Anonymous Anónimo 

    Olá pessoal (também) saudosista!
    Alguém se lembra de uma série infanto-juvenil dos 80s em que cada episódio era um filme de uns dez ou 15 min., cujo argumento era uma história fantástica tradicional? Só o genérico é que era desenho animado: um trovador (?) a tocar alaúde e a cantar algo como "... ... aquele que tem bom senso é mais forte que um leão, ... etc.".
    Será que eu sonhei, ou isto existiu mesmo? Alguém se lembra?

  37. Blogger CC 

    “ANA DOS CABELOS RUIVOS” JÁ EM DVD, COM A DOBRAGEM PORTUGUESA ORIGINAL COM QUE A SÉRIE PASSOU NA RTP

    Sim, leram bem! :) Sabia que aqui também se falava da "Ana" (sou uma grande fã da série) e por isso venho avisar que a “Ana dos Cabelos Ruivos" começou agora a ser lançada em DVD pela editora PlanetadeAgostini (e com a excelente dobragem original da RTP). Já todos os fãs da série vão poder ver e ficar com a “Ana” nas suas colecções! :D

    Deixo-vos o link directo para a página da editora sobre a série (quem quiser pode até encomendar a série inteira por lá): http://www.planetadeagostini.pt/ficha.php?id=240

    Espero que tenham gostado da notícia! ;)

  38. Blogger Eduardo Lontro 

    Adorei este blog!!! parabens ao idealizador e a todos que nele deixaram mensagens.
    Andava com saudades da musica da Abelha Maia, e depois de a ter baixado com muita dificuldade ao longo de semanas de tentativas, no Ares,em 2 versões - original e outra,- eis que encontro agora o video do inicio do programa no You-Tube. Confesso que fiquei em lágrimas. Melhor ainda foi ter encontrado outros videos e musicas, do Dartacão, da Heidi, do Marco, o Vitinho, Os Meninos Traquinas, o Conan em desenho animado(em inglês), o Tom Sawyer.Só faltou Vickie o vicking, mas concerteza vamos achar. Estou radiante com tantas redescobertas.

  39. Anonymous Anónimo 

    Olá a todos e PARABÉNS À GERAÇÃO QUE NASCEU NOS 70´S.
    Sabem que é emoção a mais chegar aos 33 anos e sentir que afinal há mais gente como eu... saudosistas!
    Ajudem-me por favor, e puxem por essas cabeças para me tentarem saber qual o nome da série que dava com um trovador vestido de verde, que se sentava numa árvore a cantar "...tenho histórias para contar..." Já alguém o mencionou mas, pelos vistos ninguém se lembra! Façam um esforço!!!
    Muito obrigada e assim que tenham novidades enviem-me por favor com o título "HISTÓRIAS DE ENCANTAR" ou eu apago-o sem querer a pensar que são spam.

    FELICIDADES PARA TODOS
    rosa.pio@gmail.com

  40. Anonymous Anónimo 

    euenfqSem duvida que foi uma Era de fantásticos desenhos animados. As minhas séries favoritas sao o d'artagnan(os 3 mosqueteiros), bocas e o tom sawyer e gostaria de saber s algu´m faz ideia onde as possa arranjar. Sei que já saiu em dvd alguns episódios de Tom Sawyer mas não me consigo habituar aquela dobragem.
    Para aqueles que querem recordar a antiga e original voz portuguesa de Tom, Hack e Jim aqui vai
    http://www.youtube.com/watch?v=eMufci5p-AE&feature=related

  41. Blogger Unknown 

    Grandes tempos com esses bonecos todos :D Vickie era o meu preferido ... Mas ja agora , alguem se lembra de uma serie , parecida com os power rangers ( nao eram os VR Troopers ) , em k pra se transformarem , os actores tinham k tocar num distintivo k tinham no peito ??

    cumpz ...

  42. Blogger Unknown 

    Olá a todos :) Nasci no fantástico ano de 1976,ando á procura de uns bonecos animados japoneses... a série chamava-se "esquadrão das estrelas"... Filipe,acho que a serie que procuras se chama "captain power and the soldiers of the future".Tb gostava muito,e já fui ao youtube ver. Obrigado por este cantinho de memorias... Abraço para todos.

  43. Anonymous Anónimo 

    Eu adorei ver o bana e a flapi, deixam-me muitas saudades, saudades da minha juventude,tambem gostei da heide, do jack e nuca e do marco. são séries que vão ficar sempre no meu coração.
    Obrigada por lembrarem sempre estes grandes desenhos animados

  44. Anonymous Anónimo 

    ..estas conversas já vao longas...mas inda cheguei a tempo p lembrar da dona pimentinha..q tinha uma colher a tiracolo cada vez q espirrada dizia: logo agora q eu tinha d encolher!..mas nem todos s lembram..ou talvez sim..Eu chorei com David, o Gnomo no final..chorei c a Ana dos Cabelos Ruivos qd o Vicent morreu.. é lindo todos esses momentos e cada um la s lembra a sua maneira..e depois tinha o Vasco Graja ;)

  45. Anonymous Anónimo 

    Boas tardes.
    Tenho a dizer que li alguns dos comentários (nem todos porque há muito que os publicam e já são em grande número)e mais uma vez fico satisfeita por não ser a única que se lembra de tantos desenhos de qualidade que deram nos anos 80. Nasci em 81 e recordo-me da muita da animação que se falou aqui, da qual raramente consigo falar com pessoas da minha idade... Apenas as mais velhas se recordam! :P É pena que actualmente tenhamos chegado ao nível dos desenhos animados que vemos. :(
    Quanto à venda das Cidades do Ouro (não sei se alguém já respondeu)... tenho a colecção, mas comprada no estrangeiro, versão original, sem legendas. Cá, que eu saiba, não há nada! E já agora... Alguém se recorda de uns desenhos falados em francês intitulados "Chlorophile" e de uma série inglesa chamada "Caixinha Encantada"? Obrigada. Beijinhos para todos os saudosistas como eu!

  46. Anonymous Anónimo 

    M. Botelho on 7/29/2007 10:39 PM
    NÃO ESTÁS SOZINHO! EU ANDO A PROCURA DISSO! AQUILO ERA HOLANDÊS OU NORUEGUÊS E ERA DOBRADO, HISTORIAS DE ENCANTAR! UM TROVADOR NO GENERICO ENCOSTADO A UMA ÁRVORE A CANTAR...E AS SÉRIES METIAM ALGUM MEDO MAS EU ADORAVA!
    SE ENCONTRARES DIZ!
    FRED 1975

  47. Anonymous Anónimo 

    =)
    É bom ver que não sou a única saudosista...

    Voltem a passá-los aos sábados de manhã!! ;o)

  48. Anonymous Anónimo 

    Sou dos açores e tenho 23 anos. Sou também um enorme saudosista destas maravilhosas séries... Precisava da vossa ajuda :
    Havia uma série antiga que passava na rtp açores (que passou na rtp1 quase de certeza) de uma menina que se chamava Maia (se não estou em erro) que percorria o mundo em busca da sua mãe, penso que só no último episódio é que a encontra. Essa menina tinha uns sapatos vermelhos que a ajudavam quando estava em apuros (tinham uma espécie de poder que a salvava de más situações). Lembro-me também que tinha duas bruxas, uma delas chamava-se Infernália, a outra não me recordo do nome mas sei que se transformava em várias coisas. Estas estavam sempre a infernizar a vida de Maia. Lembro-me também que a Maia tinha um amigo chamado Nobre, que era feito de açucar (acho eu), era uma espécie de libelinha..
    Agradecia a quem se lembrar da serie e saiba onde posso encontrar... Obrigado a todos

  49. Blogger Unknown 

    Caros amigos, parece que todos partilhamos o mesmo sentimento pelos fabulosos anos 80!!! Lembro-me de todos as séries aqui faladas, mas há uma em particular que me deixou grandes saudades... "SPORT BILLY"!!! Será que algum de vocês consegue arranjar os episódios da série?! O pai de um colega meu tinha toda a série gravada em BETA-MAX (lembram-se betamax e vhs?) mas o tempo encarregou-se de destruir este tesouro!

    Um grande abraço a todos e obrigado!!!

  50. Anonymous Anónimo 

    Alguem se lembra do Zas tras tras?(ou algo do genero) Gostava bastante de ver isso e tb uns franceses que tinha um cão amarelo e um rapaz que viajavam no tempo, mas n me lembro do nome. Mas o Bocas é dos que me deixam mais recordações (além de muitos dos que aqui falaram)

  51. Blogger Unknown 

    Alguèm se lembra de uns desenhos animados em que havia um barco e se chamava Albatroz?...

  52. Blogger Unknown 

    Lady Georgie (Joaninha) e Majokko Meg-chan (Bia, a pequena feiticeira)... Os meus favoritos, sem dúvida... É relativamente fácil encontrá-los na net em italiano, agora português ou mesmo espanhol ou inglês, esquece...

    P.S.: Achei a petição mencionada anteriormente demasiado limitada!

  53. Anonymous Elsa Noivo 

    Olá, nasci em 1979 e compartinho a opinião de que o que se vê agora na televisão não presta. E já não se brinca como nos nossos tempos, em que andávamos de joelhos esfolados... Tenho muitas saudades da série MacGyver, que me prendia à televisão e ensinava a pensar para resolver problemas sem recorrer a armas. Muito bom!!! É bem verdade, os desenhos animados dessa década tinham sempre um fundo moral, cujo resultado era ensinar qualquer coisa útil e boa, para a formação do carácter de quem os via: a entre-ajuda, a amizade, a lealdade, o companheirismo... Coisas que os miúdos de agora nunca ouviram sequer falar! Muito bom blog. Parabéns.

  54. Anonymous Sandro Peixoto 

    Sou de 76 e alguns desenhos animados e series que tenho bastantes saudades:
    Ruy o pequeno Cid,O urso Misha, Era uma vez o espaço, O sitio do Pica Pau Amarelo - Os Piratas,o urso Jacky, Dartacão,Candy Candy, Tom Sawyer,He-Man and the Masters of the Universe (tantos bonecos, veiculos e castelos tive...)Verão Azul,Knight Rider,Bel e Sebastião. Muito bom blog e um forte abraço a esta grande geração de 70 que pode disfrutar da melhor decada de sempre: a de 80 (Em termos de desenhos animados, series, filmes, musica etc.)Blog fantastico

  55. Blogger Espinus 

    Não se esqueçam do Bocas, aquele boi que usava socas holandesas...fins dos anos 80. Muito divertido

  56. Anonymous Anónimo 

    Olá! Eu também sou recém-trintão ("ninhada" de 77) e realmente foi muito divertido ler este post e recordar o tempo em que a vida era ir à escola, ver televisão e andar de bicla com a malta.

    Alguém se lembra do He-Man e da She-Ra? Acho que são mais ou menos da altura em que apareceram os Transformers originais.

    Além de muitos outros já mencionados, também gostava de uns franceses que passavam de 2ª a 6ª ao fim da tarde e cuja acção se passava num atol e havia uma cobra chamada Py. Alguém se lembra do nome?

  57. Anonymous Anónimo 

    Alguem se lembra de uma série em que os personagens eram cavalos e o principal se chamava Tora?

    Vou deixar aqui o que me lembro da música (''Tora, o meu nome é tora..'') infelizmente é só isto :\


    Alguem me ajuda, por favor?! :s

  58. Blogger Hugo 

    Há muito tempo procuro adquirir a série infantil dos anos 80 "Noeli". Contudo não tenho tido sorte nesta demanda. Assim peço vossa ajuda para que indiquem como e onde poderei obter esta série infantil que marcou minha infância.
    Aguardo esperançoso pela vossa ajuda.

  59. Blogger Hugo 

    Há muito tempo procuro adquirir a série infantil dos anos 80 "Noeli". Contudo não tenho tido sorte nesta demanda. Assim peço vossa ajuda para que indiquem como e onde poderei obter esta série infantil que marcou minha infância.
    Aguardo esperançoso pela vossa ajuda.

  60. Anonymous Anónimo 

    WOW sempre me lembrei de uns desenhos animados com um menino que tinha uma lancheira com tudo la' dentro, mas sempre k mencionava a alguem, ninguem se lembrava. Era o SPORT BILLY! OBRIGADA!!!! (tinha comecado a pensar k era algo k eu tinha inventado haha)

  61. Blogger Sononico 

    gostei e relembrei os velhos tempos onde os desenhos animados foram fceitos para as criancas e sem violencika, mas n encontrei por aqui nada a falar de uns contos k passaram nas tardes de sabdo na rtp1 onde um contador de historias contava contos ele tinha um chapeu com 3 bicos e ticava a viola encostado em uma arvore, chamavam-lhe os contos do joao e quem cantava o generico era jorge palma. Alguem sabe onde encontrar algo a cedrca destes desenhos animados

  62. Anonymous scorpio1976 

    xiiii, as misteriosas cidades de Ouro,,,,o Condor, e os 2 trapalhões, como eu adorava esses desenhos animados, assim como o Conan o rapaz do futuro, e o tal da Formiga , e da Borboleta........e o He-man ?

  63. Blogger Paulo Zin 

    caraca meu os caes mosqueteiros era ira do me lembro do episodio em que o cao Portos seggurou um touro pelo chifre;e quem assistiu Marco se emocionava com as avnturas desse aroto em busca da mae pelo mundo!Legal mesmo mas,eu quero achar o desnho do Caca que passava nessa mesma epoca;era a hitoria de um garoto pre-historico que vivia numa aldia com sua familia eo seu povo,me ajuda ae! Zin

  64. Blogger beto santos 

    passando dos desenhos animados para as series,gravei recentemente os jovens herois de shaolin,e a galatica,sei que ha muitos mais,que passariamos aqui horas a falar,e por falar em anos 80,ainda jogo varias vezes no meu 48k,em que no final das casetes aparece "erro"e la ficamos mais 5 minutos a espera que entre o jogo novamente...load"" enter....velhos tempos

  65. Anonymous Anónimo 

    Olá a todos...bem..eu recordo-me de todos os que citaram e mais alguns...alguem se lembra da "menina da pedra Branca", e aquela orfã alemã...não me recordo do nome da série...os 4 blindados e o cão....uma série fantástica, com o Shogun?....The hater margin?...adorava isso... "os pequenos vagabundos", e em BD, alguem se lembra da "Jane dos cabelos dourados"? uma história mt romantica....enfim....grnades tempos os 70 e 80`s...que saudades!!!

  66. Anonymous Anónimo 

    Bons tempos... há muito que procuro descobrir uma série em que havia um boneco que ria do principio ao fim de cada episódio... qualquer coisa que as outras personagens fizessem fazia-o rir, até que terminavam todos à gargalhada... era impossível resistir, e acabavamos todos no mesmo... acho que não tinha qualquer diálogo, e durava minutos, mas achava fantástico... não consigo é lembrar-me do nome... se alguém se lembrar, gostava de voltar a ver ou, pelo menos, pesquisar e ver se encontro na net...
    Abraço a todos;
    Paulo Leite

  67. Anonymous Anónimo 

    boa noite. muitas destas series e de outras mais antigas e mais recentes estao disponiveis no seguinte site: http://www.tugaanimado.blogspot.pt/
    estao la disponiveis imensas series, filmes de animaçao entre outro e sao constantemente colocados novos, ja para nao falar que podem deixar os vossos pedidos no chat de series que nao estejam disponiveis e eles tentaram arranjar. infelizmente a serie candy candy eles so conseguem arranjar em espanhol. alguem por ai sabe onde posso encontrar em portugues? ou pelo menos com legendas? obrigada

  68. Anonymous Anónimo 

    Consegues me dar um link com todos os episodios em pt pt

  69. Anonymous Nuno Rosa 

    A série com o trovador a tocar alaude no genérico de abertura chama-se Storybook International, em portugal passou com o nome "historias do João". Boas memorias nostalgicas

  70. Blogger Unknown 

    Alguém se lembra do "Cão vagabundo"? 😍

  71. Blogger Cláudia Monteiro 

    Os amigos de Gaspar

  72. Anonymous Anónimo 

    Alguém se lembra de um programa infantil em que desenhavam e contavam uma história ao mesmo tempo. A música do genérico era: "vitória vitória acabou-se a história, fecham-se as gavetas por este dia. Amanhã há mais, amanhã há mais, histórias de encantar, mais ao fim do dia." passaram mais de 30 anos e ainda me lembro disto...

  73. Anonymous Anónimo 

    É A Ilha do Tesouro - https://youtu.be/qzO_QKDK0EE

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados