quarta-feira, janeiro 25, 2006

cutura pop: cassete audio ou K7



A cassete audio (ou K7) foi um objecto obrigatório para aqueles que queriam gravar para a posteridade as músicas que se ouviam nas rádios. Gravavam-se bastantes cassetes de "várias músicas", que reuniam autênticas colecções de hits dos 80s, que davam frequentemente na rádio. Depois trocavam-se entre amigos e faziam-se cópias! Era preciso alguma destreza para gravar as músicas directamente da rádio, para ficarem "direitas" e não se subreporem às já gravadas nem deixar zonas silenciosas ;)

Depois havia também as cassetes que se vendiam em expositores nos cafés e afins. Lembro-me de comprar uma cassete nesses expositores e de a ouvir vezes sem conta. Autêntica mix dos 80s, que agora também estão muito na moda, mas em formato digital (mp3).

A cassete audio é um símbolo dos anos 80, já que foi muito utilixada. Era acessível e fácil de utilizar. Ouviam-se nos carros nas viagens, e eram uma alternatica barata ao (cada vez mais raro) vinil.

7 comentários:

  1. E também bastante utilizada para jogos de computador, no Spectrum. ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro de azer rewind às cassetes com um lápis!

    E de gravar e regravar vezes sem conta na mesma cassete, até a fita ficar estragada! LOL

    ResponderEliminar
  3. montenegro: exacto, mas isso fica para outro post ;)

    ResponderEliminar
  4. Ainda noutro dia estive com algumas nas mãos, a reler os nomes das músicas.

    ResponderEliminar
  5. Ainda as tenho...muitas com programas inteiros de rádio outras apenas com músicas e alguns "jingles" da Rádio Cidade - que não era nada do que é hoje!

    ResponderEliminar
  6. Guardo centenas! Hojé é um objecto de design extraordinário e peça de nostalgia.

    ResponderEliminar
  7. Eu lembro-me de ver o meu irmão a gravar as músicas nas disquetes (eu não que era muito pequenina e não sabia) e de as ouvir repetidamente. E quando elas ficavam gravadas umas em cimas das outras por engano... Era tão giro ouvir as 2 ao mesmo tempo (isso deixava-o triste mas a mim eu só me ria-se calhar por ser tão inocente).Nostalgia...

    ResponderEliminar