um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



cultura pop: Walkman

1 comments



Para os amantes da música, esta foi uma revolução fantástica. O walkman foi criado pela Sony em 1979, mas foi na década de 80, e em especial nos EUA, que teve enorme sucesso. Aliado à cultura do jogging, foi um objecto da moda no início dos anos 80, que mudou completamente a forma de como ouvir música.

Pai do CD Player e avô do minidisk, pode ser visto como (já) bisavô dos leitores de MP3, que estão tão na moda! Quem tem um walkman deve sentir-te muito orgulhoso, pois tem uma peça de excelência dos 80s. Eu tive um, não da marca original, mas já não tenho :(

O walkman era composto por uma caixa onde levava a K7, e por dois headphones. Algums mais avançados até tinham rádio AM/FM!

O que mais impressionou quem usava walkmans era o tamanho do deck da K7 e a qualidade do som. Com o fenómeno de popularidade começaram a surgir versões à prova de água, versões femininas e versões desportivas. Era um excelente negócio ;)

Escusado será dizer que o walkman foi responsável pela maior parte das vendas das K7s nos anos 80 :)

Ah, como eu ainda gostava de ter um original ;)
deixar comentário em cultura pop: Walkman



cultura pop: cubo de Rubik ou cubo mágico

11 comments


O cubo mágico será, talvez e a par dos LEGOs, o brinquedo mais famoso do mundo.

Erno Rubik, um professor de Arquitectura da Escola de Arte Comercial de budapeste, Hungria, criou um pequeno puzzle como meio de ensinar aos seus alunos os objectos tri-dimensionais. Rubik patenteia o puzzle em 1975 e começa a comercializar licenças de produção. O fabricante americano de brinquedos Ideal Toys vendeu, em 1980, mais de 4.5 milhões de unidades!

O cubo está dividido em três linhas e três colunas, que podem rodar 360 graus. Cada lado do cubo tem uma cor diferente e o objectivo é rodar todas as linhas e colunas de modo a ficar uma só cor de cada lado do cubo. Existem mais de 43,252,003,274,489,856,000 combinações posições possíveis para os cubinhos de cor!

É um puzzle bastante bom para o desenvolvimento do raciocínio, mas para o qual eu nunca tive muita paciência ;) Tenho uma prima minha que fazia destes cubos com bastante facilidade. Tinha record e tudo!




Mais tarde, e por saber que adoro os 80s, recebi de uma pessoa muito especial um cubo de Rubik original, edição especial dos 25 anos do brinquedo :) Está estimadinho... e completo, pois nem sequer tentei jogar. Ele é bonito é assim ;)
deixar comentário em cultura pop: cubo de Rubik ou cubo mágico



cultura pop: hula hoop

5 comments




Hula Hoop - brinquedo americano inventado nos anos 50, que se tornou mundialmente famoso. Era um arco de plástico colorido que se colocava à volta do corpo e que movendo as ancas o fazia rodar. Em 1958, o número de unidades vendidas em todo o mundo atingiu os cem milhões. Uma verdadeira febre mundial.

Este entusiasmo em torno do Hula Hoop veio a reviver-se mais tarde, na década de 80. Todas as meninas (e alguns meninos) tinham um ou mais exemplares do brinquedo. Tentávamos rodá-lo à volta do tronco, das pernas, dos braços, do pescoço... Havia mesmo quem conseguisse rodar mais do que um Hula Hoop ao mesmo tempo na mesma parte do corpo ou em diferentes partes. Verdadeiras ginastas-malabaristas! :) E havia competições para ver quem conseguia "rodar" durante mais tempo...
deixar comentário em cultura pop: hula hoop



cultura pop: BMX

10 comments


A BMX era a bicicleta que todos queriam ter, tanto os rapazes como as raparigas. Nunca tive nenhuma, mas fartei-me de andar nas dos meus amigos. Sempre que íamos dar uma volta a qualquer lado, queria ir na BMX. Era uma questão de convencer o seu dono. :)

As bicicletas eram fantásticas. Uma autêntica moda. O nome vem de Bicycle(B) Moto(M) Cross(X), e era uma bicicleta em duas versões: quadro simples e quadro com amortecedor.
Os mais peritos e destemidos tinham as de quadro simples, que eram melhores para fazer as mais diversas e espectaculares acrobacias, ou então corridas de bikecross. Usavam-se também as mais diversas protecções, pois era uma bicicleta "violenta" ;)

Ainda hoje esta bicicleta é bastante popular.
deixar comentário em cultura pop: BMX



cutura pop: Apple Macintosh

0 comments


Durante os anos 80 assistiu-se ao surgimento de diversas tecnologias e o avanço vertiginoso daquelas como meio de auxílio nas nossas vidas. Foi uma década determinante. Foi a década em que o computador se tornou acessível para os comuns mortais, através do computador pessoal. Um desses computadores era o Apple Macintosh.

Em 1977, Steve Wozniak de 26 anos e Steve Jobs, de 29 anos, arquitectaram a sua nova invensão: o Apple II personal computer.

Em 1984, o computador revolucionário Apple Macintosh foi lançado, através do anúnico comercial mais caro alguma vez realizado até à altura. O anúncio foi baseado no livro 1984 de George Orwell, com um custo de realização e produção de $600.000, e de $1.000.000 para ir para o ar durante o NFL Super Bowl em Janeiro de 1984.

O anúncio teve tanto impacto e a resposta foi tão positiva, que foi considerado como um dos melhores anúncios alguma vez realizados, tendo em conta os custos, estratégia de marketing e sucesso alcançado. E foi só para o ar duas vezes! A outra vez foi numa pequena estação dos EUA, em Dezembro de 1983.

O Apple Machintosh - Mac - impediu que a IBM dominasse o mundo com o seu IBM PC ;)

Hoje a marca é conhecida como apenas Apple. Influenciou a Microsoft a desenvolver o seu UI gráfico - o Windows. Continua a fazer computadores, bem como software, como o Quicktime ou mais recentemente o iTunes. Tem muito sucesso na camada jovem, com produtos como o iPod, ou junto da comunidade criativa, com os seus computadores de elevado desempenho.

Apesar de não utilizar Apples por um sentimento de alguma antipatia e falta de usabilidade daquelas máquinas no meu contexto profissional, estas maçãs continuam, desde sempre, a surpreender como belas peças de design tecnológicas.

Mais informações sobre o Apple Macintosh aqui e aqui.
deixar comentário em cutura pop: Apple Macintosh



the 80s are alive!

0 comments


Os anos 80 andam por aí. Se repararmos com atenção, muitas coisas que nos rodeiam são produto dos anos 80, mas sem me querer alongar neste post, vou directo ao assunto ;) Ontem durante o passeio com a família num shopping, a música ambiente era dos anos 80. No tempo em que lá estive, reparei em duas músicas: Rockwell com somebody's watching me e Phill Collins com against all odds. Mais tarde, num restaurante de uma grande cadeia americana, Madonna com live to tell. É caso para dizer
I always feel like the 80s' watching me
E os anos 80 estão tão aí que este blog é a prova disso. Em um mês ultrapassou as 1500 visitas! O nosso obrigado ;) E podem continuar a visitar o 80s - a melhor década. Esperam-se surpresas interessantes e revivalistas! Mantenham-se à espreita ;)
deixar comentário em the 80s are alive!



televisão: Knight Rider (1982)

6 comments




Hnight Rider ou, para nós, O Justiceiro, foi uma das séries dos anos 80 de maior sucesso. A dupla Michael Knight e o seu KITT combatiam todo o tipo de criminosos, ao serviço de uma agência privada de combate ao crime - a FLAG! O carro, além de bomba sobre rodas (um Pontiac Trans Am), era o expoente máximo da Inteligência Artificial. Falava e tudo!

Em relação às meninas não sei, mas em relação aos rapazes esta era a série fantástica e imperdível. Assim que tive um carrinho Trans Am (vermelho e com uma águia no capot, não era propriamente o KITT), eu era o Michael Knight ;)


Pormenores de destaque: o carro ser teoricamente indestrutível, o turbo boost, a luz vermelha na frente do carro e a música do genérico, ainda hoje excelente (um bom exemplo de boa música dos anos 80) ;) Foi a série que mostrou um outro David Hasselhoff ;)

Esta série passou depois na TV dobrada em português do Brasil, e isso foi mau. Desmistificou a série original :(

Encontrei um pequeno jogo na net, que podem ver aqui.

Mais informações da série aqui.

Adenda: podem ver aqui o genérico da série em formato Flash ;) Está é em españolito! Foi o que se pôde arranjar ;)
deixar comentário em televisão: Knight Rider (1982)



música: Europe - The Final Countdown

9 comments



Ontem à noitinha, enquanto chegava a casa, passei o rádio do carro da minha colectânea dos 80s para as estações de rádio. Chegando à Rádio Comercial, que música é que estava a começar a dar? Europe - The Final Countdown! Quem não se lembra desta música! E da banda sueca Europe de hairy rock progressivo! ;)

Ainda me lembro da primeira vez que vi e ouvi a música e o vídeo de The Final Countdown. Foi numa tarde da RTP num programa de música chamado, penso eu, Countdown (estou certo?). E foi uma surpresa! A primeira vez que vi Joey Tempest, o vocalista, pensava que era uma mulher, de tanta makeup e hairy metal ;) Quando começou a cantar, foi outra surpresa!

Agora podemos achar a música um bocado ultrapassada e até kitsch, mas confessem lá, na altura curtíamos bastante a música ;)

Foi uma música que influenciou muita gente. E influenciou-me também. A música dos 80s fez-se muito recorrendo aos sintetizadores. Desde pequeno que gostei de sintetizadores, ao ponto de aprender a tocar e "arranhar" um pouco. Assim que recebi o meu primiero órgão, e de ouvido, começei a tocar os "acordes" de The Final Countdown. Ainda hoje, se tenho oportunidade de tocar num órgão (como o da minha filha ;) ), duas músicas que tento tocar são The Final Countdown e Alex F, o tema d' O Caça Polícias, recentemente estragado por um sapo...

Podem ver o vídeo aqui.
deixar comentário em música: Europe - The Final Countdown



music video: 80s Games Remix

0 comments


Encontrei na Internet, mais propriamente no Google Video, este vídeo bastante interessante e original! Uma animação que junta diversos jogos Atari dos 80s com o som original de 8 bits! :)

Eu adoro este tipo de música dos joguinhos ;) Quem também gostar deste género de música que me contacte, que dou uma dicas ;)

Parece que este vídeo tem origem ou portuguesa ou brasileira...
deixar comentário em music video: 80s Games Remix







O post anterior falava das manhãs de sábado, manhãs essas que, confesso, não me lembro. Mas lembro-me das noites de sábado, lá mais para o final da década.
Era uma boa rotina. Ver vídeos na televisão. Chegava o fim de semana e lá ia o meu irmão buscar um vídeo ao clube, para vermos na noite de sábado. E por vezes trazia dois! Era o delírio ;) Muitos dos clássicos dos 80 foram vistos naquelas noites! Adorava lembrar-me de todos os filmes que vi, mas alguns que guardo com saudade na memória foram Curto Circuito (com o célebre Número 5), Jogos de Guerra, O Rei dos Gazeteiros, Dirty Dancing, Electric Dreams (com uma banda sonora excelente, na qual se destaca Together in Electric Dreams por Phil Oakey dos Human League) e Regresso ao Futuro. Mas haviam tantos outros! Aliens, Exterminador Implacável, Robocop, Um Príncipe em Nova York, O Caça Polícias, Bom Dia Vietnam, Gremlins, K-9, A Academia de Polícia, Porkys, e claro, Top Gun.
Se soubesse na altura que agora ia gostar tanto dos 80s, tinha feito cópias e mais cópias :p
deixar comentário em cultura pop: vídeos nas noites de sábado



[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[últimas saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados