quinta-feira, janeiro 19, 2006

televisão: O Tal Canal




Numa época em que apenas existiam 2 canais na televisão nacional, Herman José apresenta-nos um canal alternativo, onde tudo pode acontecer... e a qualquer hora...
Quem não se lembra da série de comédia de Herman José?! '"O Tal Canal" fazía-nos companhia nas noites de Sábado na RTP em 1983. Ainda me lembro de o ver na TV a preto e branco. :) Para muitos, este ainda é o melhor programa de comédia de Herman José.

Nada melhor quando se trabalha na televisão do que parodiar a própria televisão. E foi o que Herman fez. Um programa onde se mostrava o lado oculto de uma estação televisiva, com os tiques, as rotinas, as confusões, os deslizes. O Tal Canal foi também o forno para o primeiro rol de personagens, desde a criança endiabrada, o Nélito, à costureira Jaquiná, passando pela criada mais desgraçada deste mundo, Marilú, até ao comentador desportivo com sotaque do Norte, que falava "prá cambada..."

Estávamos em 1983 e O Tal Canal era considerado pela Imprensa como o melhor programa de humor alguma vez feito em Portugal. Uma vez mais, Herman conseguia prender os espectadores ao écran, agora nas noites de Sábado. Durante 12 semanas, tornou-se mais que obrigatório assistir ao Tal Canal.

O programa "O Tal Canal" teve tanto sucesso que ainda hoje é tido como referência e frequentemente usa-se a expressão o tal canal nos mais variados contextos! E a música do genério? E o próprio genérico? Que saudades ;)

7 comentários:

  1. Pode parecer pateta, mas eu gostava (gosto) mesmo de quando apareciam as locutoras de continuidade no tal Canal. Faziam cada figurinha! Divertia-me muito. E com tudo o resto também. Já não há locutoras de continuidade, pois não? Agora só há voz off a fazer esse papel.

    ResponderEliminar
  2. ondé é q isto já vai?! eu adorava ver Herman nessa altura, acho que era mesmo qdo tinha mais graça e fazia por isso, sem cair no ridiculo...

    ResponderEliminar
  3. "Este" Herman ensinou um novo tipo de humor ao Portugal habituado aos Solnados, aos Breyners e aos Camilos. Ensinou um humor inteligente, onde a piada fácil e brejeira (quase) não tinha lugar. Afinal, era um humor que ia buscar a sua fonte de inspiração aos Monty Python, principalmente. É uma pena que "este" Herman tenha desaparecido.

    ResponderEliminar
  4. Era muito bom mesmo!
    E o Foguete? Não me lembro bem, mas acho que era também uma série de comédia, da qual só me lembro da música:
    Ólhó foguete ó ó ó,
    Ólhó foguete ó ó ó,
    Não vai á lua nem quer lá chegar
    ....
    ....

    ResponderEliminar
  5. QUEM É QUE NÃO SE LEMBRA DO "TAL CANAL"? HUMOR DELICIOSO QUE AINDA HOJE É REFERENCIA EM QUALQUER CONVERSA.
    SERÁ POSSIVEL QUE AINDA NÃO SE TENHA FEITO A EDIÇÃO EM DVD?!

    ResponderEliminar
  6. Ando a procura do DVD do tal canal e do casino royal do Herman... Alguem sabe se há à venda?

    ResponderEliminar